CONECTE-SE CONOSCO

Hi, what are you looking for?

Política

Em reunião com Amastha, João Campos, Eduardo Siqueira e Laurez Moreira, Palmas é destaque como sede administrativa do Matopiba

Foto: Assessoria
“O sonho de tornar Palmas sede administrativa do Matopiba é uma realidade”, destacou o presidente estadual do PSB, ex-prefeito e atual vereador da capital, Carlos Amastha, durante uma reunião com o presidente nacional da sigla, o prefeito de Recife, João Campos, e o prefeito da capital, Eduardo Siqueira Campos.

O encontro também contou com a presença do governador Laurez Moreira e foi realizado no gabinete do prefeito, no final da manhã desta segunda, 08.

A proposta de fazer de Palmas uma capital integradora considera sua posição geográfica privilegiada, sua infraestrutura urbana e a capacidade de articulação regional para políticas públicas voltadas para o agronegócio e o desenvolvimento sustentável.

Durante a reunião, João Campos conheceu um pouco mais sobre a região que compõe o Matopiba — formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A criação da sede administrativa visa fortalecer o papel estratégico da região e articular ações nos eixos social, econômico e ambiental, com destaque para o apoio à agricultura familiar, infraestrutura logística e sustentabilidade.

 

O prefeito Eduardo Siqueira Campos destacou o potencial da cidade para liderar esse processo de integração regional. De acordo com ele, Palmas é a única capital brasileira situada no coração de uma das maiores fronteiras agrícolas do mundo, com estrutura, conectividade e condições de atrair investimentos que beneficiem toda a região do Matopiba.

 

Compromisso Federal

O projeto também se alinha aos compromissos climáticos internacionais assumidos pelo Brasil, contribuindo para a redução do desmatamento e para o fortalecimento da bioeconomia no Cerrado.

Em uma reunião recente em Brasília, com a presença do vereador Carlos Amastha, o prefeito Eduardo Siqueira e várias lideranças, o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, pontuou que a organização institucional do Matopiba é de interesse do Governo Federal. “É um projeto importante e estamos prontos para trabalhar para fazer acontecer”, disse o ministro.

A proposta está em análise por órgãos federais e estaduais, com a expectativa de que se construa um plano regional integrado que posicione o Matopiba como referência nacional em produtividade agrícola com responsabilidade socioambiental.

Redação

ESCRITO POR

Deixe o Seu Comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA TAMBÉM

Vídeos

O jovem palmense, Evoney Fernandes Macedo, de 25 anos, casado há 6 anos e pai de um menino de 07, viu na redes sociais...

Esportes

A Coreia do Sul será o primeiro país que paralisou o futebol por conta da pandemia do novo coronavírus a retomar o seu campeonato...

Vídeos

Uma situação inusitada mobilizou a PM (Polícia Militar) em Cascavel, no Paraná, na manhã de domingo (30). Uma mulher rastreou o marido e flagrou...

Notícias

Imagens feitas por moradores de Dois Irmãos, no interior do Tocantins, mostram os estragos feitos por criminosos durante um assalto a bancos. As fotos...