O Governo do Tocantins anunciou um investimento de R$ 180 milhões para fortalecer a agricultura familiar no estado. Os recursos, provenientes do Banco Mundial, serão aplicados no fomento à produção, assistência técnica e construção de um centro de capacitação continuada, voltado para a formação de produtores rurais e técnicos do setor agropecuário.
Intercâmbio com o Ceará e estratégias para o Tocantins
Como parte da estratégia para aprimorar a aplicação dos recursos, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, visitou o Ceará nesta quinta-feira (6) para conhecer modelos bem-sucedidos na organização produtiva da agricultura familiar.
O secretário e o assessor técnico Adenieux Rosa Santana foram recebidos pelo secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz. O Ceará é referência em organização produtiva, promovendo maior acesso aos mercados, fortalecendo o cooperativismo e incentivando o uso de novas tecnologias no campo.
“Nossa gestão está comprometida com o fortalecimento da agricultura familiar e do cooperativismo. Graças à saúde fiscal do Tocantins, aceitamos esse aporte significativo do Banco Mundial, que será aplicado diretamente no setor para fomentar a produção, expandir a assistência técnica e estruturar um Centro de Capacitação Continuada, dentro do Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha”, afirmou Jaime Café.
O centro contará com vitrines tecnológicas, refeitórios e dormitórios, permitindo a qualificação contínua de produtores e técnicos do setor agropecuário em todo o estado.
Capacitação e eficiência na aplicação de recursos
A troca de experiências com o Ceará também incluiu a participação do Tocantins em uma capacitação promovida pelo Banco Mundial, que acontecerá entre os dias 10 e 14 de março. O objetivo é qualificar equipes técnicas para garantir maior eficiência na execução de projetos agropecuários e no uso de recursos destinados aos produtores rurais.
Com esse investimento e novas estratégias, o Governo do Tocantins reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, garantindo mais oportunidades e melhores condições para os produtores rurais do estado.












































