Uma técnica de enfermagem relata um prejuízo de R$ 8 mil após ter a bagagem extraviada durante uma viagem de ônibus de Cascavel (PR) para Palmas. Dentro da mala estava todo o enxoval que ela tinha montado para o primeiro neto.
“A mala não estava no ônibus, com o enxoval do meu neto dentro. Eu salvei algumas coisas que estavam em algumas caixas, mas o principal: saída de maternidade, toalha, estava tudo dentro da mala. Estava tudo preparado com muito carinho para esse neto e eles não souberam me explicar onde estava a mala”, disse a técnica de enfermagem Dulce Hertel.
Ela conta que só percebeu a falta da bagagem quando chegou a rodoviária de Palmas. Ao entrar em contato com a empresa de ônibus a resposta não foi nada animadora.
Mulher relata prejuízo de R$ 8 mil após ter mala com enxoval do neto extraviada em ônibus; veja o que fazer
Advogado explica que empresas devem se responsabilizar por toda bagagem e reparar o dano. Ao entrar em contato com a empresa de ônibus a resposta não foi nada animadora.
Por g1 Tocantins
12/07/2022 12h45 Atualizado há 20 minutos
Mulher leva prejuízo de R$ 8 mil após ter mala extraviada
Mulher leva prejuízo de R$ 8 mil após ter mala extraviada
Uma técnica de enfermagem relata um prejuízo de R$ 8 mil após ter a bagagem extraviada durante uma viagem de ônibus de Cascavel (PR) para Palmas. Dentro da mala estava todo o enxoval que ela tinha montado para o primeiro neto.
“A mala não estava no ônibus, com o enxoval do meu neto dentro. Eu salvei algumas coisas que estavam em algumas caixas, mas o principal: saída de maternidade, toalha, estava tudo dentro da mala. Estava tudo preparado com muito carinho para esse neto e eles não souberam me explicar onde estava a mala”, disse a técnica de enfermagem Dulce Hertel.
Ela conta que só percebeu a falta da bagagem quando chegou a rodoviária de Palmas. Ao entrar em contato com a empresa de ônibus a resposta não foi nada animadora.
Mulher conta que todo enxoval do neto foi extraviado por empresa de ônibus — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Mulher conta que todo enxoval do neto foi extraviado por empresa de ônibus — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
“Como eu já lhe disse várias vezes em cima, nas nossas mensagens, nós estamos tentando localizar a bagagem, tá? Assim que nós tivermos notícias a gente lhe avisa. A gente está tentando fazer o possível para localizar tua bagagem. Nós temos somente o nome do passageiro e o RG dele no mapa. A gente não consegue contato telefônico com os passageiros”, disse uma atendente pelo WhatsApp.
Agora a família está contando com a ajuda de amigos que doaram algumas peças para o enxoval do bebê. “Hoje veio bastante doação. Amanhã a gente vai lavar umas roupinhas que os amigos deram. O guarda-roupas está vazio, não tem nada. Ela está destruída [a filha], está abalada emocionalmente, todos nós estamos. Se a gente conseguir essa mala vai ser um milagre porque ninguém dá satisfação”, lamentou a avó.
O advogado José Santana Júnior, especialista em direito do consumidor, explica que quem tiver a bagagem extraviada, primeiro deve procurar a empresa e registrar o fato. No caso de voos, a perda deve ser registrada também na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
“É diferente o extravio da bagagem quando ele volta para o domicílio dele ou está indo para um lugar fora do domicílio. Quando está indo para o local onde não mora ou trabalha, não tem domicílio, a empresa aérea, caso não encontre a bagagem tem que dar uma ajuda de custo para os itens de primeira necessidade”, explicou.
No caso de uma viagem de ônibus existem regras específicas, mas o consumidor também deve ser ressarcido de tudo que for perdido. O especialista recomenda medidas de segurança como tirar fotos do conteúdo da bagagem e até mesmo das condições da mala antes da viagem.
“Pelo Código de Defesa do Consumidor a empresa vai ter que ressarci todos os itens que tinham lá. O que vai mudar é só como você vai comprovar que entregou para a empresa, que é um tiquet um pouco completo, não tem seu nome, mas em todas as hipóteses, seja no aéreo ou no rodoviário é bom que o consumidor tenha comprovação”, explica.











































